quinta-feira, 24 de junho de 2010

Eu te avisei, @olivabruna


Nunca antes na história o macarrone da hora do almoço foi tão amargo para os italianos e/ou simpatizantes e afins.

"Parem as máquinas!", diria o outro. É fato que, desde antes da Copa, a seleção azzurra deu provas claras de que não empolgaria. Mas o que ocorre é que a Itália sempre foi assim: melhorou durante as competições mais importantes.

Antes de começarem as pelejas, disse eu que a Itália cairia nas quartas, frente à "poderosa" Espanha. O caminho natural das duas seleções seria esse. Caminho que foi suavemente destroçado por Paraguai e Suíça, logo na primeira rodada.

O empate entre Itália e Paraguai não teve contornos de tragédia. O time sul-americano foi o terceiro colocado nas eliminatórias, ganhou um jogo a mais que o Brasil e terminou apenas um pontinho atrás de "nós". Se não há um grande craque, nem um oportunista de primeira como Cabañas no elenco, os paraguaios mostram bom conjunto, com valores interessantes (vide Santa Cruz, Barrios, Morel Rodríguez...). Mas não estoy aqui para hablar de Paraguay.

Voltemos à velha bota. No dia 20, que beleza, um empate contra a PODEROSA Nova Zelândia. Nada mais normal, não é mesmo? Afinal de contas, como colocaram em uma faixa no estádio: ''Nova Zelândia: tantas finais de Copa quanto a Espanha". Hahahaha. Em conversa com a amiga, competente, modelo, atriz e acima de tudo, descendente ferrenha de italianos, Bruna Oliva, no dia 21/06 eu já entrei provocando:

Eu: "Azzurra è gialla hahaha"
Bruna: "mas vai passar"
Eu: "pega a Holanda nas oitavas e tchau hahahaha"
Bruna: "veremos"

Pois é, estamos vendo isso hoje, nessa bela e estressante quinta-feira. Vamos aos fatos do jogo:

A Eslováquia entrou sem aquela pressão de 4 títulos, sabe como é? Bem organizada (muito diferente das duas primeiras rodadas), o azarão mostrou que o futebol é uma caixinha de surpresas (MEU DEUS).

Lippi, Lippi... LIPPIIII!!! Como que o senhor me deixa Del Piero, Totti e Cassano de fora, seu Lippi??? Sem mais comentários sobre o senhor, que já me deixou nervoso demais por hoje.

Chiellini, Criscito, Montolivo, IAQUINTA??? Sinceramente, a pior Itália de todos os tempos, de loooonge... E coitado do capitano Cannavaro. Não precisava expôr o vovô desse jeito, ele ia sair tão melhor com aquela imagem levantando a taça em 2006...

Mas enfim, Eslováquia 3x2 Itália. Destaques para:

1 - VITTEK, o rei da grande área do segundo escalão europeu. Dois gols na atual campeã do mundo não é pra qualquer um, ein?! E PASMEM: Vittek, ao lado de Higuaín (que não joga nada) é artilheiro provisório da Copa, com 3 gols em 3 jogos. Melhor que ele, só Fred, que tem média de 1 gol a cada 2 minutos na história das Copas.

1.1 - FRED, que se não fosse brasileiro, espanhol ou argentino, seria titular de QUALQUER seleção nesse mundial.

2 - HAMSIK, o Neymar eslovaco. Livre, leve, solto. Organizou o meio campo da Eslováquia tal qual um verdadeiro maestro. É novo e é o capitão do time. Advinha onde ele joga? hahaha NAPOLI !!!

E nesse momento terminam os jogos da tarde. Duelos, bons duelos, mas nada que se compare à presença da Itália. Se bem que, nesse ano, nada mais justo que esse PÉSSIMO time ficar de fora o quanto antes.

Holanda x Eslováquia, Paraguai x Japão, vamos ver...

ps.: Chora não, Bruna. Isso passa. Daqui a 4 anos.

#ChupaBarthez


BAFANA BAFANA AMIGOS !!!

Quem diria... enquanto almoçava, na terça-feira, e acompanhava a definição do Grupo A da Copa, me peguei torcendo pelo time (até então) sem graça da África do Sul.

O tricolor Parreira no banco, animado como poucas vezes o vi, sensacional. E em campo, um time que, se não poderia mostrar muito por suas capacidades técnicas, se superou na vontade e na garra, pra pelo menos deixar seu povo com a sensação de "lutamos até o fim".

Danaus chrysippus aegyptius! Esse é o nome da simpática borboleta que o goleiro Lloris resolveu caçar bem na hora em que a Jabulani fazia seu caminho rumo à cabeça de KHUMALO! O Lúcio africano escorou, fez o gol, acendeu a orquestra das vuvuzelas e me deixou feliz, não sei por quê.

Pensando bem, sei sim. Ele me deixou feliz porque, no momento do gol, me lembrei do careca Barthez escalando as costas de Ronaldo num lance da Copa de 98. Ahh careca! Sabe aquele lance de formatura, "Jamais me esquecerei..."? Então, jamais me esquecerei daquele domingo em que a França ganhou o Brasil e deixou meu pai um tanto quanto triste e um tanto quanto bêbado.

Pra completar a festa, enquanto eu tomava um belo suco de laranja, MPHELA, o Fernando Torres do hemisfério Sul empurrou mais uma vez a Jabulani pro fundo da rede. HAHAHAH, chupa França e, onde você estiver, chupa Barthez!

Sobre o outro jogo, ficam os parabéns aos mexicanos e principalmente aos Uruguaios, que saem sem tomar gol da primeira fase. Os celestes são favoritos para chegar às semi-finais (onde podem cruzar com o Brasil), eu diria.

Sobre a França é isso, Au revoir Le Bleu.